Minha Família Querida!!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DOSVOX

Um Sistema Operacional para Deficientes Visuais

DOSVOX é um Sistema Operacional que se comunica com o usuário através de síntese de voz (em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas). Ele foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. Este Sistema Operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho. Estima-se que o número de usuários DOSVOX seja de mais de 6000 pessoas.
O Sistema Operacional é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.
O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.
Plataforma mínima para execução - O sistema DOSVOX é executado em microcomputadores que suportem o Microsoft Windows 95 ou superior. A plataforma mínima para o DOSVOX é um Pentium 133 ou equivalente, sendo possível executá-lo com menor velocidade em máquinas a partir de 486. O computador usado é absolutamente comum, sendo apenas necessária uma placa de som ou a disponibilidade de som "on-board". A cada versão disponibilizada, o ambiente Dosvox soma mais e mais aplicativos com funções bem distintas. Atualmente é composto por mais de 80 (setenta) programas.DOSVOX é um sistema gratuito e está disponibilizado na Internet no endereço abaixo:http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htmNo endereço abaixo há um vídeo que demonstra o acionamento básico do sistema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário